Location
Rio De Janeiro
Date range
to

Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico

O Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico é uma iniciativa do British Council em parceria com o Ministério da Cultura que acontecerá entre os dias 17 e 19 de abril de 2013. O objetivo do Fórum é promover o diálogo entre os líderes das Olimpíadas Culturais em Londres e as instituições brasileiras que irão atuar na programação cultural durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.
 
A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres antecipando questões que possam inspirar o Brasil a partir dos aprendizados e sucessos da programação do Festival London 2012, que reuniu mais de 19,5 milhoes de pessoas em 12 semanas de eventos com 25 mil artistas envolvidos.
 
Evento aberto ao público
A programação do dia 17 de abril é aberta ao público, que, para participar, basta enviar um e-mail para: forum.arenajovelina@gmail.com.
 
Evento para profissionais do setor cultural
A programação dos dias 18 e 19 é dedicada a profissionais do setor cultural. Para se inscrever, basta enviar um email para forumolimpico2013@fsr.com.br com seu cv ou uma breve descrição da sua atuação no setor cultural. A sua inscrição será revisada e será confirmada por email. 
 
Nesta mesma semana, o British Council traz também um mostra do Unlimited, a maior programação de artes realizada por artistas portadores de deficiência física durante os Jogos Paraolímpicos, como forma de evidenciarmos a importância da programação cultural inclusiva e diversificada.
 
Veja a seguir os temas das mesas que compõem o programa de debates do Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico.
 
Programação do Forum Olímpico e Paraolímpico
 
Evento aberto ao público
17 de Abril – Arena Jovelina Pérola Negra (Arena da Pavuna)
 
Objetivos:
1.Compartilhar experiências do Festival Londres 2012.
2.Compartilhar ideias sobre como companhias artísticas e produtores de pequeno porte podem trabalhar para se engajar na programação cultural Rio 2016. 
 
Seminário 1 (manhã) -  Como fazer com que os Jogos Olímpicos favoreçam coletivos, projetos e a cultura da Periferia?
 
8:00  – Inscrição
 
9:00 – Introdução: Paul Heritage  - Diretor Artístico da People’s Palace Projects; Marcus Vinícius Faustini - Escritor, Cineasta, Diretor Teatral e Coordenador da Agência de Redes para Juventude
 
9:10 –  Abertura Oficial: Luiz Coradazzi - Diretor de Artes do British Council Brasil; Juana Nunes - Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Carla Russi - Supervisora de Cultura e Comunicação, APO (Autoridade Pública Olímpica) 
 
9:30 – Ruth Mackenzie - Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games); Matthew Peacock - CEO do Streetwise Opera (With One Voice)
 
A experiência de Londres no envolvimento de campanhas artísticas e produtores de pequeno porte na programação Cultural das Olímpiadas.
 
10:15  – Coffee Break 
 
10:30 – Grupos de Trabalho 
 
11:30 – Sessão Plenária: Paul Heritage, Carla Russi e Marcus Vinícius Faustini 
 
12:30 – Encerramento das atividades da manhã
 
Seminário 2 (tarde) - Como fazer com que os Jogos Paraolímpicos favoreçam projetos culturais que envolvem pessoas com deficiência?
 
13:00 –   Inscrição
 
13:30 – Introdução: Paul Heritage e Marcus Vinícius Faustini 
 
13:40 –  Abertura Oficial: Lucimara Letelier - Diretora Assistente de Artes do British Council Brasil; Juana Nunes - Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura; Carla Russi - Supervisora de Cultura e Comunicação, APO (Autoridade Pública Olímpica) 
 
14:00 –  Jude Kelly - Diretora  Artística do Southbank Centre e Membro do  Conselho da Olimpíada Cultural;  Jenny Sealey - Co-Diretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e Diretora Artística da GRAEAE; Teresa Taquechel - Diretora da Pulsar Cia. De Dança; Cláudia Werneck -Fundadora da Escola de Gente
 
15.15 – Coffee Break
 
15:30 - Grupos de trabalho 
 
16:30– Sessão Plenária: Paul Heritage, Carla Russi e Marcus Vinícius Faustini 
 
Evento para profissionais do setor cultural
18 de abril - Museu Nacional de Belas Artes
 
8:00 – Recepção / Welcome Coffee 
 
9:00 – Abertura Oficial: 
Richard Masters - Diretor do British Council Brasil
S. Ex.ª Sra. Marta Suplicy - Ministra da Cultura
S. Ex.ª Sr. Alan Charlton - Embaixador Britânico no Brasil        
Márcio Fortes de Almeida - Presidente, APO (Autoridade Pública Olímpica)
Antonio Grassi - Presidente, FUNARTE
 
09:45 Mesa 1: Inspiração, Regeneração, Transformação
Mediadora: Adriana Rattes - Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Palestrantes: Justine Simons - Diretora de Estratégia Cultural da Greater London Authority;  Jude Kelly - Diretora Artística do Southbank Centre, Membro do Conselho da Olimpíada Cultural; Ruth Mackenzie - Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)
 
11:05  – Coffee Break
 
11:20 – Mesa 2: Como arte e cultura podem exaltar a missão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos?
Mediador: Cid Blanco - Superintendente de Cultura, Comunicação e Eventos, APO (Autoridade pública Olímpica) 
Palestrantes: Moira Sinclair - Diretora Executiva do Arts Council England London and South East; Leonie Bell - Diretora da Programação Creative London 2012 e Glasgow 2014 do Creative Scotland; Nigel Hinds - Produtor Criativo da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)
 
13:30 –  Almoço
 
15:00 – Estudo de Casos
I. Transformação Social: Matthew Peacock; Ruth Mackenzie; Sarah Weir
II.  Revitalização Urbana: Justine Simons; Moira Sinclair; Sarah Weir           
III.  Jogos Paraolímpicos: Jenny Sealey; Jude Kelly; Nigel Hinds
IV. Atrações Internacionais: Francesca Canty; Jenny Waldman
V.  Atrações Nacionais: Leonie Bell; Moira Sinclair; Nigel Hinds
VI. Mídia Digital e Transmissão: Jenny Waldman 
VII. Participação e Aprendizado: Francesca Canty; Justine Simons
 
Pedimos que cada participante faça uma lista de três sessões de seu interesse, e ele será selecionado para participar de duas delas. Cada sessão terá a duração de 60 minutos.
          
17:00 – Sessão Plenária – Apresentação das colocações do primeiro dia do Fórum na Arena da Pavuna por cinco líderes culturais da periferia, seguida de debate. Mediadores: Paul Heritage - Diretor Artístico da People’s Palace Projects; Marcus Vinícius Faustini - Escritor, Cineasta, Diretor Teatral e Coordenador da Agência de Redes para Juventude; Juana Nunes - Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura
  
19 de abril – Museu Nacional de Belas Artes
 
8:30– Recepção / Welcome Coffee
             
9:00 – Mesa  3: Jogos Paraolímpicos e Cultura
Mediadora:  Danielle Nigromonte – Subsecretária de Cultura do Município do Rio de Janeiro 
Palestrantes: Jude Kelly - Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho  da Olimpíada Cultural; Jenny Sealey - Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos, Londres 2012 e Diretora Artística do GRAEAE; Cláudia Werneck - Fundadora da Escola de Gente
 
10:45 – Coffee Break
 
11:00 – Mesa 4: O Papel do Artista: Antes, Durante e Depois
Mediadora: Rejane Rodrigues - Diretora de Operações e Serviços, APO (Autoridade Pública Olímpica)
Palestrantes: Sarah Weir - Diretora do The Legacy List, Ex-Gerente de Estratégia Cultural e Artística da Autoridade de Entrega Olímpica; Ruth Mackenzie - Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games); Dawn Reid, Vice-Diretora Artística do Theatre Royal Stratford East
 
12:30 –  Almoço
 
13:30 – Mesa 5: Construindo Parcerias e Relações com Patrocinadores: O Desafio das Marcas
Mediador:  Eric Klug - Diretor Sênior de Parcerias e Diretor do British Council São Paulo
Palestrantes: Adriana Barbedo - Gerente de Proteção da Marca do Rio 2016; Francesca Canty - Assessora da Programação Cultural do Reino Unido, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games); Roberto Trinas - Sócio-Diretor da Vibra Branding Esportivo; Jenny Waldman - Produtora Criativa da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG 
      
15:00 - Sessão de Análise de Estudo de Casos
 
15.00-16.00: Acessibilidade 
 
16.00-17.00: Marcas/Patrocínio
 
As sessões oferecerão aos participantes a possibilidade de discutir ideias em pequenos grupos. Cada sessão terá a duração de 60 minutos e todos os participantes poderão participar de ambas. 
 
17:00 – Sessão Plenária 
Mediadores: Luiz Coradazzi - Diretor de Artes do British Council; Cid Blanco - Superintendente de Cultura, Comunicação e Eventos, APO (Autoridade Pública Olímpica) e curador do Fórum; Juana Nunes - Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura 
 
17.45 - Apresentação do filme With One Voice (7") - Matthew Peacock, CEO do Streetwise Opera
 
18.00 – Encerramento

* Confira aqui os perfis das palestrantes britânicas do Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico"